quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ainda a importância do Desporto Escolar

O Conselho de Escolas lançou o seu parecer sobre o despacho de organização do trabalho nos agrupamentos ou escolas não agrupadas (podem consultar o documento no blogue Educação do Meu Umbigo).

Sobre o Desporto Escolar, tem a seguinte conclusão:

"Artigo 3.º, n.º 5


As horas de que a escola necessite para a dinamização de actividades com grupo/equipa a nível do desporto escolar, dado tratar-se de uma actividade de enriquecimento e complemento curricular, sairão desta componente

7. O Desporto Escolar tem sido uma mais-valia na educação e formação dos jovens, um antídoto para combater o abandono escolar e uma importante medida socioeducativa que tem permitido manter muitos jovens ligados à escola, afastados de ambientes prejudiciais ao desenvolvimento equilibrado do corpo e da mente e dos valores que devem guiar a vivência em sociedade.

8. As actividades dos grupos/equipas do desporto escolar sempre foram desenvolvidas em horário equivalente a lectivo e os respectivos professores tinham direito a uma redução específica da componente lectiva para o efeito.

9. O CE está firmemente convencido de que a alteração agora proposta (supressão da redução da componente lectiva) prejudicará irremediavelmente o Desporto Escolar, porque as escolas não terão crédito horário suficiente para atribuir aos responsáveis pelos grupos/equipas o número de horas que lhes permitam desenvolver os projectos, com a dimensão e a extensão que existia até ao momento.

10. O CE não tem dúvidas de que a forte redução de crédito horário disponível para o desenvolvimento das actividades de Desporto Escolar, prevista no projecto de diploma, implicará uma redução inevitável do número de alunos envolvidos no Desporto Escolar.

Assim sendo, o CE discorda do n.º 5 do art.º 3.º do projecto em análise e propõe a sua eliminação, com a consequente alteração do quadro referido no Anexo II."
 
Se cruzarem esta informação com o que se passou na "discussão acesa" sobre o Desporto Escolar no blogue acima referido, podem chegar à conclusão que quem dizia que ficava tudo na mesma não tinha razão. E quem duvida do valor do Desporto Escolar tem aqui um argumento contra o que pensam.
 
Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.