quarta-feira, 15 de junho de 2011

ADSE: futuro diferente.

E se tivermos que pagar mais?

E se comparticiparem menos?

E se cobrarem pelos descendentes?

Quem quer, ainda assim, a ADSE?

Parece certo que vão ter que poupar e o estado vai deixar de comparticipar. Poderá ser uma boa hora para compararmos com os seguros de saúde oferecidos pelas companhias...

Parte de uma notícia sobre saúde da RTP:

"Futuro da ADSE

Numa sessão dedicada às medidas do plano de resgate financeiro para a Saúde, o responsável pela ERS criticou também o abate de custos com a ADSE receitado pela troika do Fundo Monetário Internacional, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu. Algo que poderá agravar o desequilíbrio financeiro do subsistema de saúde dos funcionários públicos: “Há o risco de os beneficiários com maiores rendimentos e maiores descontos, os mais afetados pela redução da cobertura, exercerem o direito de opting-out”.

Nos termos do programa de austeridade que enquadra o empréstimo de 78 mil milhões de euros a Portugal, terá de ser concretizada, já em 2012, uma redução de 30 por cento nos custos com os subsistemas de trabalhadores da Função Pública, membros das Forças Armadas e das forças de segurança. O objetivo é garantir que sejam financeiramente autónomos dentro de cinco anos.

“Discordo que haja vantagem em que o Orçamento do Estado financie a ADSE. Julgo que deve ser autossustentável e não depender do Orçamento geral”, afirmou Jorge Simões na conferência do Instituto Nacional da Administração, traçando dois cenários para aquele subsistema de saúde: a sua supressão, por vontade dos beneficiários, ou a sua conversão num seguro social suportado pelos trabalhadores do Estado."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.