quarta-feira, 29 de junho de 2011

Autonomia das Escolas é para avançar!

Já antes deste novo governo tomar posse se falava nesta situação e agora Nuno Crato é também a favor.


E muitas vozes se juntam à dele.


É só esperar uns tempos e ver o que acontece.


E neste artigo de mais se fala: formação, avaliação, exames...


"Veiga Simão e Roberto Carneiro concordam com mais autonomia para escolas

Os ex-ministros da Educação Veiga Simão e Roberto Carneiro defendem que as mudanças para melhorar a Educação têm de passar por mais autonomia para as escolas e concordam que os resultados educativos devem ser interpretados por uma entidade independente.

O programa do Governo, conhecido esta terça-feira, aponta para a "progressiva autonomia da sua organização e funcionamento” dos agrupamentos de escolas. O Executivo quer generalizar a avaliação nacional a todos os ciclos de ensino e estipula "uma cultura de avaliação a todos os níveis do sistema de ensino”, prevendo a criação de “uma unidade autónoma e independente" para "aplicar provas e exames nacionais validados, fiáveis e comparáveis".
Tal medida poderá significar a extinção do atual Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), como muitas vezes o agora ministro da Educação, Nuno Crato, defendeu.
“A formação de professores para escolas em mudança parece-me ser tarefa prioritária”, disse à Lusa Veiga Simão.
O responsável pela maior reforma do ensino em Portugal, nos anos 70, defende: “As perspetivas derivadas da competência do ministro Nuno Crato resultam objetivamente da qualidade da sua intervenção pública e do mérito do seu currículo como professor, investigador e gestor”, indiciando uma governação “educativa e científica”, caracterizada pela autonomia das escolas e pelo culto de valores.
Para Veiga Simão, os exames são instrumentos reais de igualdade de oportunidades. “Estou certo de que eles serão inseridos num equilíbrio dinâmico do binómio qualidade – quantidade”. Confia que na base estarão metas internacionais que garantam a credibilidade de graus, diplomas e títulos profissionais, obtidos nas escolas, institutos e universidades portuguesas.
Sobre a extinção do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) afirma que a “excessiva politização” dos resultados educativos e científicos, bem como “as polémicas antagónicas” na sua interpretação por fontes governamentais e da sociedade civil “exigem que a avaliação seja protagonizada por entidades independentes”, constituídas por “personalidades de mérito reconhecido”.
Roberto Carneiro, que assumiu a pasta na governação de Cavaco Silva, defende “uma mudança radical” na autonomia das escolas para as coisas melhorarem.
Defende também que é preciso acabar com a “burocracia central” do Ministério da Educação, com a “quase opressão das escolas” por uma “máquina obsessiva” que “quer regulamentar tudo, em termos padronizados, como se existisse uma escola padrão, que não existe”.
As comunidades escolares “são todas diferentes”, sublinha, pedindo mais confiança nas escolas e “alguma municipalização das responsabilidades”.
Concorda também com uma agência independente para fazer os exames e considera que são uma forma de impor justiça no sistema.
Alerta, porém, que não deve ser imposto “um standard que negue a inovação”, sustentando que se os professores passarem a preparar os alunos tendo em vista apenas os exames e os testes “é mau”.
Os docentes “têm de se ocupar com o conhecimento, com a boa aquisição de competências dos alunos e não apenas com a passagem em exames”.
Exames compatíveis com inovação, elaborados de forma a estimular a criatividade, é o que pede à nova equipa ministerial.
“Mais exigência, mais rigor e uma pedagogia de esforço, acho que é muito importante, quer da parte dos alunos, quer dos professores”, anui.
Entende que avaliação dos professores tem de ser uma clara prioridade: “Não pode haver uma classe que não é avaliada”, refere, sustentando que o processo tem de ser feito com justiça e sem burocracia."
Destak/Lusa

Abraço!

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