segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Se neste momento aplicássemos a lei, tal como está, fechava mais de metade do ensino superior"

São palavras de Alberto Amaral, responsável pela primeira avaliação e acreditação dos cursos superiores portugueses em cinco anos, numa notícia do Diário Económico.

E isto porque não há professores doutorados em número suficiente nas faculdades (deviam ser, pelo menos, metade destes docentes).

E agora ponho-me a pensar: "quantos dos meus professores na faculade eram doutorados?"; "Estaria melhor formado se tivesse mais professores doutores?" ...


Lembro-me de muitos mais habilitados academicamente que não sabiam muito bem o que faziam... ou melhor, sabiam publicar artigos, fazer uns estudos, escrever uns livros, investigar e outras coisas tais, mas leccionar...

"Cursos de Direito e Arquitectura não cumprem a lei


Mais de metade dos cursos superiores não cumprem regra que exige que 50% dos professores sejam doutorados na área que leccionam.




"Se neste momento aplicássemos a lei, tal como está, fechava mais de metade do ensino superior", assegura Alberto Amaral, responsável pela primeira avaliação e acreditação dos cursos superiores portugueses em cinco anos.


O presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) explica ao Diário Económico que grande parte das escolas universitárias não está a cumprir o estipulado no Decreto-Lei de 2006, segundo o qual 50% do corpo docente de cada curso em funcionamento terá de ser doutorado na área que lecciona.


Em causa estão sobretudo as escolas de "Direito, Arquitectura, Turismo, Artes e Design", acrescenta Alberto Amaral. Segundo os dados enviados pelas instituições para a A3ES até Abril de 2010, em Direito, a percentagem de cursos que não cumprem a lei ronda os 54%, sendo que a nível nacional a média de doutorados nesta área é de 48,6%. No caso de Arquitectura a percentagem de cursos em incumprimento é menor: cerca de 30% dos cursos desta área não têm no seu corpo docente metade de doutorados, sendo que a nível nacional existem 49% de professores doutorados em Arquitectura."

Abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.