segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Número de auxiliares por aluno

Comecei a ler a notícia com algum receio: "será que é para aumentar ou para diminuir?" E não obtive resposta: " O PÚBLICO tentou saber junto do ministério se o objectivo é aumentar o número de funcionários, mas não obteve respostas." E se quiser, muito legitimamente, ser pessimista, acredito que seja para diminuir...

Outra parte interessante é o rácio atual(?): " Actualmente, o rácio é de um funcionário por 48 alunos no 1.º ciclo e de um para 100 no 2.º e 3.º ciclo." 1 por 48 alunos? Já estou a ouvir os colegas do 1º ciclo a rir à gargalhada. Quem lhes dera... sei de casos, todos sabemos de casos, que nem há funcionário para abrir a porta se alguém tocar à campainha... Quanto ao rácio no 2º e 3º ciclos, também não sei se é real, que dizem colegas? Pois...

"Número de funcionários nas escolas vai ser revisto e será mais fácil contratá-los



Os ministérios da Educação e das Finanças vão rever o rácio do número de alunos por funcionário de modo a adaptá-lo às "novas construções escolares".

A medida, divulgada através de um comunicado de imprensa, foi anunciada pelo Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, Casanova de Almeida, no final do périplo de reuniões que o ministério promoveu com directores de escolas de todo o país no âmbito da discussão pública da proposta de revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário.

Actualmente, o rácio é de um funcionário por 48 alunos no 1.º ciclo e de um para 100 no 2.º e 3.º ciclo. O PÚBLICO tentou saber junto do ministério se o objectivo é aumentar o número de funcionários, mas não obteve respostas. As novas construções escolares, nomeadamente no 1.º ciclo, são maiores e destinam-se a mais alunos. O ministério também se comprometeu a facilitar os procedimentos de contratação de pessoal não-docente.

No comunicado de imprensa divulgado pelo ministério afirma-se que as medidas agora anunciadas "vêm atender aos anseios das equipas directivas e irão simplificar significativamente o dia-a-dia das escolas".

Entre elas figura também a revisão do diploma de avaliação dos directores e do Estatuto do Aluno. O modo como se processou a avaliação dos dirigentes escolares foi contestado, no mês passado, por muitos destes responsáveis e levou muitos a ameaçar com a demissão. Quanto ao Estatuto do Aluno, Casanova de Almeida confirmou que a revisão se destina a reforçar "a autoridade dos professores, a exigência, o rigor, o empenho, a disciplina e também a responsabilização dos diferentes intervenientes".

O secretário de Estado indicou ainda que o processo de fusão de escolas e agrupamentos irá ser retomado "em diálogo com as autarquias e os directores"."

Abraço!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Porque me interessam outras opiniões! Tentarei ser rápido a moderar o que for escrito, para poder ser publicado.