quarta-feira, 27 de junho de 2012

Mais autonomia, menos escolas

A análise de um jornal de economia à situação atual e futura das Escolas e Professores.

Mais uma vez a realidade: o que está por detrás de todas as mexidas é a popança!

Notícia completa aqui.

"Mais autonomia, menos escolas e professores 

Fazer mais com menos: o mote pode até servir para ilustrar a estratégia em todas as áreas sociais, mas em nenhuma fará tanto sentido como na Educação. Nuno Crato herdou a pasta com o maior corte de verbas desde o 25 de Abril. Além de ter que cumprir a meta de 380 milhões de poupança imposta pela ‘troika', o ministro gere a Educação e a Ciência com menos 600 milhões em 2012, (cerca de 0,4% do PIB). Contas feitas, um corte de 8% na despesa do Estado, estimada em 7.800 milhões. Para isso, há duas medidas essenciais a tomar até final do ano que prometem contestação: prosseguir o encerramento de escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos (uma poupança de 175 milhões); e reduzir o número de professores contratados, implementando a reforma curricular do básico e secundário que extingue e funde diversas disciplinas e que, previsivelmente, deixará de fora do sistema milhares de docentes a contrato. Perante isto, o Governo apresenta como eixo estratégico de intervenção o reforço da autonomia das escolas. "Uma boa intenção que corre o risco de ser pouco mais que isso", defende Manuel Esperança, presidente do Conselho de Escolas. Isto porque, defende, se está "aplicar a todas as escolas a mesma receita, o que não faz sentido". As queixas, explica quem está no terreno, prendem-se sobretudo com o número de horas que se permite retirar à componente lectiva (tempo de trabalho a ensinar) de quem tem tarefas de gestão ou direcções de turma a seu cargo. Regras que "nem sempre permitem escolher os pessoas mais indicadas para a gestão porque, por exemplo no caso dos professores mais jovens, que são obrigados a uma grande carga horária de componente lectiva, não deixa de todo tempo disponível para assumir trabalho de gestão." Daí, conclui o professor, "apesar da intenção, parece que subsiste o medo de dar efectiva autonomia de gestão às escolas, para conseguir cumprir objectivos de poupança." E isso, "em muitos casos, vai dificultar enormemente o trabalho de gestão nas escolas"."
Económico

Abraço!

Parabéns!

Por cá faz-se! E bem!

"Boia salva-vidas telecomandada

Os alunos do 11º ano da Escola Secundaria Alcaides de Faria, em Barcelos, inventaram uma boia salva-vidas telecomandada que pode atingir 50 quilómetros por hora.


A boia telecomandada já foi vista por nadadores salvadores. Carlos Martins, professor responsável pelo projeto, explica que a boia pode atingir os 50 quilómetros por hora na água, enquanto alguém a nadar «vai a quatro, cinco ou seis quilómetros por hora». A boia aguenta com um peso de 200 quilos.

O projeto nasceu por causa dos afogamentos que de vez em quando acontecem no rio Cávado, que passa em Barcelos, e também nas praias de Esposende que ficam perto.

A boia suporta bastante peso e vai mais longe do que é habitualmente necessário, explica este professor, embora este projeto ainda não esteja concluído.

A ideia é que a boia seja utilizada pelos nadadores, mas alunos e professores gostavam também de colocá-la no mercado, acessível a qualquer simples banhista."
TSF

Abraço!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Concurso de Professores: Madeira

Colegas, para quem estiver interessado, até ao dia 28 é necessário inscreverem-se para os concursos na Madeira.

Podem aceder aqui.




Boa sorte!

Abraço!

Menos 23 mil nos quadros, mais 20 mil contratados

Números! Mas que belos números! São números que transmitem a realidade: diminuem os quadros e aumentam os contratados! Saímos muito mais barato e somos descartáveis.


"Em três anos há menos 23 mil professores no quadro, mas a contrato são mais 20 mil


O ensino não superior perdeu, em três anos, 23.030 professores que pertenciam ao quadro, segundo confirmam as últimas estatísticas da educação ontem divulgadas.

O relatório da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência respeitante ao ano lectivo 2010/2011, o último que tem dados conhecidos, dá conta de que no ano lectivo passado o número de docentes do ensino público (pré-escolar, básico e secundário) que estavam no quadro rondava os 97 mil. No ano lectivo de 2008/09 eram 119.776.

Só do ano lectivo de 2009/10 para 2010/11 desapareceram do quadro mais de 19 mil docentes. Desde 2008 tem sido notícia o número de reformas antecipadas dos professores do ensino não superior. Nesse ano, beneficiando de condições para a reforma antecipada mais favoráveis e, segundo os sindicatos, por recusa das políticas da ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues reformaram-se mais de cinco mil docentes do ensino básico e secundário.

Entre reformas por limite de idade e saídas antecipadas, os números da Caixa Geral de Aposentações dão conta de menos cerca de 6500 docentes no activo entre 2010 e 2011, um número que fica muito aquém do fosso revelado pelos dados ontem divulgados. Para o balanço de reformados da CGA não contam os 2022 educadores de infância. Este é o grupo mais envelhecido.

Professores precários

A saída de professores do quadro foi acompanhada por um aumento do número de docentes contratados. Por comparação a 2008/09 existiam em 2010/11 mais 19.759 contratados nas escolas portuguesas. Para Mário Nogueira, da Federação Nacional de Professores, este movimento veio confirmar que se assistiu a uma "precarização" da função docente.

"Trata-se de uma opção concertada iniciada em 2006, com Maria de Lurdes Rodrigues, com o objectivo de reduzir o número de professores do quadro", denuncia em declarações ao PÚBLICO. Até essa data, os concursos para substituição de professores do quadro realizavam-se anualmente. A partir daí, por decisão da ex-ministra da Educação, a sua periodicidade passou a ser de quatro em quatro anos. O resultado, segundo Mário Nogueira, está à vista: os docentes do quadro passaram a ser substituídos por professores com contratos anuais.

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, já indicou que, no próximo ano lectivo, só serão contratados os "estritamente necessários", mas não avançou números. "Em média, por escola, vai assistir-se a uma redução de 20% dos horários que estas tinham disponíveis", prevê Mário Nogueira. "No conjunto, com mais mega-agrupamentos, mais alunos por turma, a revisão curricular e as novas regras de organização do ano lectivo serão cerca de menos 26 mil horários para docentes", aponta.

Aumento das reformas antecipadas

O último boletim de execução orçamental, divulgado na semana passada pela Direcção-Geral do Orçamento, destaca que, por comparação a 2011, a despesa com a função pública diminuiu 7,2%, destacando para esse fim o contributo do Ministério da Educação e Ciência, "devido à redução de efectivos das escolas de ensino não superior". Segundo o Ministério das Finanças, esta redução não é devida ainda aos cortes de subsídios de férias e de Natal. Uma das hipóteses avançadas tem que ver com o aumento das reformas antecipadas.

Durante o mandato de Isabel Alçada, o Ministério da Educação tinha previsto, em sede de orçamento, a redução de cinco mil docentes no ano lectivo 2010/11 por via da fusão de agrupamentos e do encerramento das escolas do 1.º ciclo."

Abraço!

Mais parabéns!

As boas notícias sabem sempre bem!

"Estudantes premiados em torneio de robótica

As três equipas do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, de Torres Vedras, que participaram no Torneio de Robótica RoboCup 2012, que terminou ontem no México, foram premiadas em várias modalidades.

Segundo o professor Jaime Rei, coordenador do projecto, os estudantes tiveram uma "prestação brilhante" nas provas e todas as equipas foram apuradas para as finais das várias modalidades, nomeadamente Futebol Robótico, Busca e Salvamento e ainda Dança Robótica. Na prova de Futebol Robótico Júnior, os participantes alcançaram o título de Campeões Mundiais em Superteam's e a Menção Honrosa de Melhor Apresentação. A equipa de Dança Robótica recebeu a Menção Honrosa de Melhor Uso de Sensores."
CM

Abraço!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Em defesa da Educação Física

Várias são as vozes que se levantam em defesa da Educação Física como disciplina "a sério" (e não como "prima pobre" das outras disciplinas).

Deixo-vos algumas ligações para documentos e um facto alarmante: pela primeira vez, os miúdos da geração atual correm o sério risco de morrerem primeiro do que os pais! Deixa-nos a pensar, não?

Matrizes Curriculares - Catedráticos tomam posição.pdf

Educação Física nas escolas. Uma ajuda...


Posições Internacionais pela EF são dirigidas ao MEC - I


Abraço!

sábado, 23 de junho de 2012

Também somos humanos...

"Níveis de stress afetam relação com os alunos

Metade dos professores portugueses têm níveis de stress que afetam o seu relacionamento com os alunos, sendo mais vulgar encontrar casos entre os docentes do ensino secundário, com mais idade e mais experiência, revela um estudo nacional.

Estes são alguns dos resultados do estudo "Burnout em professores portugueses", que começou a ser desenvolvido em 2009 por Ivone Patrão e Joana Santos Rita, duas psicólogas e investigadoras da Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

A ideia do estudo surgiu da experiência pessoal enquanto psicólogas nos centros de saúde de Odivelas.

As investigadoras começaram a questionar se os problemas das crianças enviadas para as suas consultas não estariam relacionados com o ambiente que viviam na escola. Ao contactarem os professores, perceberam que apresentavam algumas dificuldades na gestão emocional das problemáticas que ocorrem na sala de aula e na escola, contou à Lusa Joana Santos Rita.

As investigadoras entrevistaram 807 professores do ensino básico e secundário de todo o país. A maioria dos inquiridos era licenciada, dava aulas em escolas públicas a tempo inteiro e tinha, em média, 45 anos.

Resultado: "20 por cento (%) dos professores apresentam níveis médios de 'burnout'[uma espécie de esgotamento] e os outros 30% têm níveis elevados, o que é preocupante", disse à Lusa Joana Santos Rita, explicando que o 'burnout' se carateriza por um tipo de stress ocupacional permanente, que afecta o relacionamento com as outras pessoas.

"Se nós promovermos a saúde mental dos professores também estaremos a promover a saúde mental das crianças", defendeu a investigadora, lembrando que os elevados níveis de 'burnout' estão diretamente associados a elevados níveis de ansiedade e depressão.

São os professores mais velhos, efetivos, com mais anos de experiência e do ensino secundário os que têm níveis de 'burnout' superiores.

Os professores do ensino secundário apresentam valores mais elevados de stress, exaustão emocional e maior falta de reconhecimento profissional. A dificuldade em gerir problemas de indisciplina na sala de aula, a perceção da desmotivação para o estudo por parte dos alunos e a pressão para o sucesso são algumas das razões que levam a elevados níveis de 'burnout'.

Já os professores do ensino básico têm mais preocupações profissionais, que passam pela maior dificuldade na gestão dos conflitos com os pais e com a escola, uma vez que são eles que assumem o papel central na aprendizagem e na gestão de uma turma.

Numa comparação entre sexos, as mulheres aparecem como sendo mais suscetíveis ao 'burnout', situação que as especialistas acreditam poder estar relacionada "com o efeito cumulativo inerente ao desempenho de diferentes papéis: são mulheres, mães e professoras", lembrou.

Para fugir aos problemas, alguns professores acabam por utilizar estratégias como a rotina ou mesmo o absentismo laboral, acabando por ser um "estímulo negativo" para os colegas, alertou Joana Santos Rita.

A investigadora contou à Lusa que o trabalho até agora desenvolvido vai continuar, com a realização de mais entrevistas e a tentativa de "perceber quais são os fatores e as estratégias que facilitam a resiliência e o envolvimento dos professores que mantém níveis elevados de bem-estar"."
DN

Abraço!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

2ª oportunidade

Desde que não se transforme numa "palhaçada" para passar em massa para o 5º ano...

"Os alunos do 4.º ano que evidenciem insuficiências na aprendizagem terão, em 2013, um apoio escolar suplementar depois das aulas, até Julho, para terem uma nova oportunidade de transitar para o 2.º Ciclo, anunciou o ministro da Educação, esta sexta-feira, no Parlamento."

Abraço!

Afinal a fuga de informação sobre exame de Português chegou a mais escolas

Num mundo tão moderno e tecnológico, estas informações espalham-se à velocidade da luz... Alguns até pensavam que era brincadeira.

"Vários alunos já sabiam o que ia sair no exame dois dias antes da prova. Quando receberam a prova de Português do 12.º ano na segunda-feira passada houve estudantes que se riram ao perceberem que, afinal, a informação que tinham recebido por sms era verdadeira."

Abraço!

Escola entre os 6 e os 18 anos!

"«A escolaridade obrigatória vai ter várias modalidades, nomeadamente a matrícula no ensino secundário geral ou no ensino profissional e também outro tipo de matrículas»"

Abraço!

Abandono escolar preocupante

Abandono escolar, ingresso no mercado de trabalho...

"O abandono escolar está a agravar-se, o que pode significar um crescimento das situações mais graves de trabalho infantil, como a prostituição e o tráfico de droga. O alerta é dado por peritos na área do trabalho infantil."

Abraço!

Quadros com lugar assegurado?

Permitam-me a desconfiança, mas penso que não. "Não quer" é muito bonito, mas... eu também não quero muita coisa e tenho que a fazer!

Já agora, será que não se pode fazer uma estimativa próxima da realidade dos contratados que "vão à vida"? Será que também "não quer" despachar contratados?


"Nuno Crato não quer professores do quadro despedidos ou em mobilidade

O ministro da Educação, Nuno Crato, reiterou esta sexta-feira, no Parlamento, que não serão despedidos professores do quadro, perante a insistência da oposição para revelar quantos docentes a menos terá o sistema a partir de Setembro.

“Não queremos despedir nem um professor, não queremos que nem um professor do quadro saia”, disse Nuno Crato, acrescentando que também não pretende “mandar para a mobilidade professores do quadro”.

O ministro voltou a não revelar qualquer estimativa sobre os professores contratados que poderão não ter trabalho, limitando-se a dizer que é preciso aproveitar da melhor forma os recursos existentes.

Crato falava durante um debate requerido pelo PCP sobre a situação na escola pública e o novo ano lectivo: “Mega agrupamentos, reorganização curricular e despedimentos nas escolas”, em que a oposição insistiu em saber quantos professores a menos terá o sistema educativo a partir de Setembro.

“Não temos 25 mil horários de professores contratados, portanto não é possível fazer esse despedimento”, afiançou, em resposta à oposição.

O deputado do PCP Miguel Tiago acusou o Governo de submissão à troika e de desferir “golpes rudes e profundos contra as fundamentais características da escola pública”.

Nilza de Sena, do PSD, sublinhou as medidas destinadas a dar mais autonomia às escolas aprovadas pelo Executivo, bem como a actualização da estrutura curricular para diminuir a dispersão com que os alunos se confrontavam no 2.º e 3.º ciclos, de acordo com o anunciado pelo Governo.

“Estamos longe da escola despesista do PS e da arrogância das suas decisões”, retorquiu a deputada perante as críticas anteriormente formuladas pelo PCP.

Odete João, do PS, criticou a redução do crédito horários das escolas para gerirem os seus próprios projectos e o aumento do número de horas de aulas dos professores.

“A escola pública no próximo ano poderá gerir limites mínimos de sobrevivência, só isso”, defendeu.

Pelo CDS-PP, Michael Seufert alegou que as dificuldades do país são muitas, mas que eram “muitas mais à data da tomada de posse” deste Governo.

A deputada do BE Ana Drago considerou que a política em curso é de “empobrecimento do sistema educativo” e acusou a tutela da Educação de provocar “o caos” nas escolas, tendo como “única obsessão” despedir professores.

“É ou não verdade que podem ir para a rua mais de 20 mil professores?”, questionou de seguida a deputada do PEV Heloísa Apolónia.

Também o PCP insistiu nesta questão: “O senhor é professor de Matemática, de certeza que já fez as suas contas”, disse Rita Rato."

Abraço!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estudantes vão poder ser expulsos da escola por três anos

Estudantes vão poder ser expulsos da escola por três anos... se tiverem mais de 18!

Até lá levamos com eles!

Quanto aos cada vez mais frequentes faltosos,  "as faltas em excesso serão "desconsideradas” sempre que “cesse o incumprimento do dever de assiduidade por parte do aluno”." Numa boa ação de cristãos, perdoa-se se houver arrependimento!?

E toca a tomar banhinho e vestir como deve ser: "cuidar da sua higiene pessoal e apresentar-se com vestuário que se revele adequado, em função da idade, à dignidade do espaço e das actividades escolares”." É desta que podemos obrigar os alunos a tomarem banho depois da Educação Física?

Isto e mais nesta notícia do Público.

Abraço!

Organização do Ano Letivo

O Despacho normativo n.º 13-A/2012 estabelece a Organização do Ano Letivo 2012/2013.

Numa primeira leitura na "diagonal" sobressai a autonomia dada às Escolas para várias decisões, como, por exemplo, o tempo disponibilizado a cada Diretor de Turma (pelo que entendi na mesma Escola pode existir um professor que tenha mais tempos que outro). Também é abordada a possibilidade de coadjuvação aos colegas do 1º ciclo nas Expressões ( não consegui apurar se conta como tempo letivo, mas parece que sim) e noutras áreas.

Podem ler o documento aqui.

Abraço!


segunda-feira, 4 de junho de 2012

PIEF's "atinadinhos"?

Estes não são como os que já tive...

"Têm entre os 13 e os 18 anos, são alunos com comportamentos desviantes e que, por isso, estão numa turma de Projecto de Integração, Educação e Formação (PIEF), em Abrantes, para conseguir concluir o 2.º e 3.º ciclos. Em Maio ganharam um concurso internacional de promoção de produtos locais. Vão a Paris este mês."

Abraço!

Mais americanices...

Por aqui não temos nada disto, lá não é como cá... aqui os ursos vão à Escola e interrompem a toda a hora!


"Urso interrompe cerimónia de final de ano lectivo em escola da Califórnia

O último dia de aulas numa escola primária na Califórnia e a cerimónia de formatura num liceu contíguo foram interrompidas na quinta-feira por um convidado inesperado: um urso que passeou pelo recinto da escola.

Segundo as autoridades, o jovem urso negro aproximou-se da Escola Primária Ramon Garza, em Bakersfield, forçando os professores a levarem os alunos para as salas de aula. Também os estudantes e os pais que assistiam à cerimónia de formatura no liceu Sierra foram surpreendidos.

Após serem alerados por um dos professores, os polícias encurralaram o urso num complexo habitacional e imobilizaram-no com uma arma de tranquilizantes.

O animal foi transportado de camião e libertado na natureza a alguns quilómetros de distância."
Diário Digital

Abraço!

domingo, 3 de junho de 2012

Toca a mandá-los logo para a Universidade!


Elimina-se o secundário e aumenta-se a Universidade para 8 anos (alguns já o fazem, só porque gostam das aulas e dos professores, cçlaro, e querem ficar mais tempo por lá...)

"Custo por aluno no secundário é 50% maior que no superior"


Abraço!

sábado, 2 de junho de 2012

Estatuto do Aluno: reação dos pais.

É claro que isto é tudo muito bonito, mas na prática vai trazer muitos problemas...


"Educação: Pais recebem novidades do Estatuto do Aluno de forma positiva e crítica

 As associações de pais receberam as alterações hoje anunciadas ao estatuto do aluno de forma positiva, mas a Confederação Nacional (Confap) enunciou algumas críticas, conforme declarações dos seus dirigentes à Agência Lusa.

Albino Almeida, da Confap, "saúda" que o Governo tenha apresentado legislação "para melhorar a situação de segurança nas escolas e dar sinal às famílias que têm o dever de cuidar dos seus filhos".

Por outro lado, disse que está "preocupado" com a possibilidade de ser marcada uma falta de presença a um aluno que chegue atrasado ou por falta de material, justificando com a existência de bons alunos que têm problemas de pontualidade ou que já são penalizados pela eventualidade de a sua família não ter meios financeiros e não ser elegível para receber apoios da Ação Social Escolar."
Expresso

Abraço!

Mais uns Parabéns!

"Aveiro e Nova de Lisboa no ranking das melhores universidades com menos de 50 anos"

Abraço!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Bora lá", mais uns megas!

É mais mega menos mega! Esta mania das grandezas (é só mania, porque pouco temos de grandes, pelo menos no que interessa) nunca nos levou a lado nenhum, pelo contrário.

São 115 antigos mais 35 fresquinhos, acabadinhos de criar. Dizem os de lá de cima que correu tudo bem e estão todos contentes. Dizem os que levam com isto em cima "ai coitadinhos de nós"!

E lá vou eu chover no molhado com o meu belo discurso: vamos conseguir desenrascar mais uma e depois mandam-nos outra qualquer. Se os Agrupamentos se aguentarem assim, depois juntam-se 2 ou 3 e por aí fora...


"Ministério da Educação anuncia mais 35 mega-agrupamentos



O Ministério da Educação e Ciência (MEC) deu esta sexta-feira por terminada a segunda fase de agregações de escolas, com o anúncio de que às 115 iniciais se juntam mais 35, que já vão funcionar nos novos moldes em 2012/2013.

Manuel Esperança, do Conselho de Escolas, avisa que "já é tarde de mais" e apela ao ministério para que, "com urgência", publique a legislação necessária à preparação do novo ano lectivo e nomeie as comissões administrativas provisórias dos novos agrupamentos.

A informação sobre as novas unidade orgânicas – 37, na medida em que duas resultam de uma desagregação – foi transmitida quinta-feira às direcções regionais da Educação para que contactassem as escolas e autarquias, informa o MEC, através do gabinete de imprensa. Na nota enviada, adianta que nesta segunda fase "foram apresentadas propostas e soluções inovadoras pelas autarquias, consensualizadas com os agrupamentos no respectivo município". Isso explica, diz, que "nalguns casos", pela sua "especificidade", o MEC tenha concordado que os agrupamentos ultrapassassem "o limite de alunos previamente definido".

No comunicado não é explicada a forma de organização inovadora que justifica agregações de escolas que passam a ter mais de 4000 alunos, nalguns, poucos, casos. A única desagregação verificou-se em Alter do Chão, Portalegre, onde foram autonomizados o Agrupamento de Escolas e a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural – "que tem um projecto educativo que apresenta especificidades próprias e características únicas", justifica o MEC.

"Amplo diálogo", diz tutela

Apesar de se manterem várias acções de protesto em relação à primeira fase das agregações, o ministério reitera que "o processo ocorreu através de um amplo diálogo em que a maioria dos intervenientes manifestou o seu acordo" e que "os agrupamentos criados têm uma dimensão racional e têm em conta as características geográficas, a população escolar e os recursos humanos e materiais disponíveis".

Manuel Esperança, que preside ao Conselho das Escolas, um órgão consultivo do MEC, voltou ontem a manifestar a sua preocupação. Não aceita como válido o argumento do ministério, de que a segunda fase do processo de agregação ocorre "quase dois meses antes do que aconteceu em 2010" e que, por isso, "está assegurada uma preparação atempada e tranquila do ano lectivo de 2012/2013". "Não se compara: basta dizer que nesta altura não conheçamos ainda a nova estrutura curricular e que andamos a fazer contas com base numa matriz que ninguém entende, para se perceber que a situação é completamente diferente", diz ao PÚBLICO.

O presidente do Conselho de Escolas acrescenta que "ainda não está em causa a abertura das portas das escolas, em Setembro", mas sublinha que "a qualidade da preparação do novo ano lectivo está a ser francamente prejudicada". Nos novos agrupamentos ainda se aguarda a nomeação das comissões administrativas provisórias, que farão a articulação entre as escolas que ainda não estão a trabalhar em conjunto.

Na nota enviada, o ministério recorda que todos os novos agrupamentos – em número não divulgado – estarão formados no início de 2013/2014."

Abraço!

Novo Estatuto do Aluno - Vai resultar?

A ideia parece interessante, mas não sei até que ponto se vai aplicar o que agora se pretende.


"Mexer" no bolso dos pais é realmente uma boa maneira de os chamar à atenção, mas é também uma boa maneira de aumentar dificuldades económicas a quem já as tem.

É claro que muitos que usufruem de subsídios, apoios e afins estão a "chular" (desculpem-me o termo) o estado. Mas outros necessitam mesmo. Quero acreditar que estes últimos são mais humildes e interessados na vida dos filhos, mas...

E levar para o tribunal de forma "mais séria" os casos que acontecem um pouco por cada escola de crimes contra pessoas e património é também de louvar. Mas aqui entra sempre o medo das represálias...

Os PIT que de pouco ou nada serviam desaparecem e os alunos faltosos passam a fazer tarefas a favor da comunidade. Mas, como todos sabemos, se for nos mesmos moldes que se aplicam os "castigos" nas Escolas quando se põe um aluno a varrer e limpar será que resulta? 

Estes extratos são do Público:

"Os planos individuais de trabalho destinado aos alunos faltosos vão ser substituídos por tarefas a favor da comunidade. E aos pais com filhos com excesso de faltas podem ser reduzidos apoios sociais ou aplicadas multas."
...

"Quanto à responsabilização anunciada dos encarregados de educação pela falta de assiduidade dos filhos esta passará pela promoção de uma “forte censura social”, indicou o secretário de Estado do Ensino e da Administração Educativa, João Casanova de Almeida. Ao princípio da noite, o Ministério da Educação e Ciência adiantou em comunicado que esta "censura" pode levar "à redução de apoios sociais à família ou a contra-ordenações", conforme fora já antecipado em Dezembro pelo PÚBLICO. As multas aos pais nesta situação estão já previstas no Estatuto do Aluno em vigor nos Açores."
...

"Na sequência da aprovação do novo estatuto pela Assembleia da República, o Código Penal será alterado de modo a prever um agravamento em um terço das penas previstas para crimes contra a pessoa e o património ocorridos nas escolas ou relacionados com estas, esclareceu o secretário e Estado da Presidência do Conselho e Ministros, marques Guedes."

Abraço!